Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver, seja para uma planta, um animal, uma criança ou um idoso, o planeta é a "nossa casa comum". A essência do ser humano está no cuidado, missão de vida que deveria ser inerente ao ser humano como é a razão e a vontade. Hoje, percebemos a importância do cuidar. Somos desafiados como seres pensantes a redescobrir a dimensão do cuidado. Perceba que é preciso cuidar da terra, da fauna, da flora, do ser humano.
Todos nós precisamos enfrentar situações difíceis, dolorosas, tanto na vida pessoal quanto nos relacionamentos com os outros. E, algumas vezes, experimentamos toda a nossa impotência e fragilidade, pois percebemos os próprios apegos e limitações, além das amarras que nos prendem ao orgulho, à soberba e à vaidade. Muitas vezes, nos sentimos pequenos demais. É aí que entra o conceito de cuidado.
Cuidar é olhar para o outro. É ir ao encontro daquele que necessita de atenção e carinho. A humanidade precisa superar a dimensão da aparência. Sob a ótica do cuidado, se faz necessário resgatar o conceito de ética. Hoje, mais do que nunca, se faz urgente recuperar o verdadeiro sentido do cuidado.
Estamos em uma crise generalizada, resultante, também, do descuido. Isso vai matando a vida, a convivência e o amor. Nossas atitudes não são de paz, nossa paciência está pequena e, além de tudo isso, queremos soluções para ontem.
Diante de tanta pressa, vivemos com os olhos fixos na tela do nosso celular e quase não percebemos as pessoas. É, justamente, nesses momentos, que sentimos a presença de Deus, Ele vem ao nosso encontro para nos consolar. Ele estende as mãos e nos abençoa.
Hoje, se faz necessário ter fé para continuarmos a crer que nada pode separar o ser humano do amor de Deus. É Ele que nos cuida mesmo quando os acontecimentos da existência parecem demonstrar o contrário. Ele nos ampara e assiste diante da experiência da doença e da morte. Nosso Deus se chama ternura, esperança e amor.
A humanidade hoje, mais do que nunca, necessita da presença amorosa de Deus. Necessitamos do seu carinho, da sua ternura e da sua paz. Sinta a presença do Deus da vida ao seu lado. Precisamos redescobrir a harmonia essencial para se viver em paz e, então, implantar os valores do evangelho em nossos lares. Que possamos colocar em prática os ensinamentos de Jesus e construir a utopia do amor.
Vamos permitir que o Deus da vida habite em nossos corações. Vamos nos abandonar nas mãos do Senhor. Queremos, juntos, construir pontes. Deus nos dá a vida por que nos ama incondicionalmente. Por esta razão, devemos transformar a nossa vida em amor. Vamos e acreditar que dias melhores estão nos aguardando. Apenas confie. Tenha fé e viva a vida. Você é chamado para ser feliz. A decisão é sua.
Boa reflexão!
Texto: Gerson Luiz Gonçalves
Padre e professor de Filosofia